Muitas vezes na Nova Onda recebemos consultas de clientes que dizem precisar de “um site simples” para seu marketing digital. Para toda consulta é necessária uma pergunta básica: qual é o objetivo pretendido para esse “site”. Às vezes o cliente já tem uma presença digital razoavelmente eficiente, com um site que apresenta corretamente sua empresa, seu portfólio de produtos e serviços e seus canais de contato. Na pior das hipóteses — e o que acontece com frequência — é que esse site não se adapta corretamente às telas pequenas de celulares e smartphones, mas essa é outra história.

Não raro, a necessidade de um “site simples” é na verdade de uma página que venda. E esse é realmente um tipo diferente de “site” que costumamos chamar no marketing digital de landing page. Uma landing page é um endereço web que pode ou não ser construído no domínio do cliente, até mesmo dentro da estrutura de seu site, mas tem um objetivo muito mais direto: realizar conversões. Podem ser conversões diretas, de vendas efetivas, ou seja, levar o visitante a fazer o pedido de um produto ou serviço. Ou conversões indiretas: por exemplo, induzir o cliente a preencher um cadastro pedindo mais informações, ou simplesmente deixar ali seu email ou outro contato para interações futuras, pois ele pode ter algum interesse em seu produto ou serviço.

Diferente do site convencional, cujo objetivo é mostrar ao seu potencial cliente quem é sua empresa e todas as soluções que ela pode oferecer, uma landing page vai direto ao ponto. Ela pode, mas não precisa ser bem ranqueada e localizada no Google. Ela será um local de convergência para clientes que vieram de uma campanha de marketing digital em alguma outra rede (redes sociais, Google Ads, email marketing) e portanto já foram expostos à oferta especial de um anúncio, mas precisam conhecer um pouco mais de seu produto ou serviço antes de decidirem-se por comprá-lo ou contratá-lo.

Claro que o desempenho de sua landing page dependerá muito da assertividade do público atraído pelo seu anúncio original, mas uma boa landing page dará ao visitante interessado todas as informações em texto, imagens, vídeos e áudios, necessárias para que ele se decida pela compra. Mais ainda, ela não pode distrair seu visitante. Não faz sentido oferecer links para redes sociais ou para outros conteúdos e portanto oferecer caminhos de saída que farão seu visitante perder o foco em seu objetivo inicial.

Neste sentido, uma landing page precisa ser bem escrita. Graficamente bonita e agradável. Sem erros de português e com uma linguagem concisa, clara e objetiva. Precisa entender qual é a angústia ou necessidade de seu potencial consumidor e explicar porque o produto ou serviço de sua empresa é a melhor opção.

Se o objetivo for captar clientes que ainda não estão no momento da compra, mas têm o perfil de quem poderá fazê-lo, é importante que sua landing page ofereça materiais ricos para download que possam associar seu negócio às soluções que seu potencial cliente eventualmente faça essa associação quando estiver pronto para se decidir.

Rastrear, para além de contabilizar, os visitantes de sua landing page, pode fornecer insights importantes sobre o momento da compra de cada um e, até, sobre sua política de preços. Se alguns clientes com frequência caem mais de uma vez em sua landing page pode significar que você tem o produto certo mas a forma de pagamento ou o valor não estão ajudando a converter a venda, por exemplo.

Esse é o potencial de construir landing pages fortes para o seu negócio. Já as formas de entregá-las e atrair clientes para elas são outro capítulo. Falarei sobre eles em outra oportunidade!

 

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