A principal recomendação que fazemos a clientes e parceiros aqui na Nova Onda é uma dica importante de sobrevivência no mundo digital. Tenha (e mantenha atualizado) seu site próprio, o site da empresa ou organização. Sempre.

Não importa o ramo de negócios. O site da sua empresa ou de seu negócio é – e sempre será – sua principal vitrine para seus clientes. Com perseverança e estratégia (incluindo SEO e SEM, mas isso é assunto para outro post), ele pode se transformar também na sua principal plataforma de diálogo e interação com os clientes. Numa fonte inesgotável de captação de leads e potencialmente o canal principal de vendas. E isso independentemente de você vender online ou não.

Essa recomendação se confirma ainda mais essencial depois de um anúncio como o que foi feito pelo dono do Facebook, Mark Zuckerberg, no evento F8 realizado no início de maio deste ano. O F8 é uma conferência para desenvolvedores e entusiastas do ecossistema de mídias sociais do Facebook, que inclui Messenger, WhatsApp e Instagram.

O que foi alterado?

Resumo da ópera, apenas para contextualizar o argumento: Zuckerberg anunciou uma série de mudanças que acontecerão no Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp nos próximos meses. Depois de comparar o Facebook atualmente a uma praça pública, disse que sua intenção é levar a plataforma a uma condição de “sala de estar”, com conversas mais reservadas, efêmeras e sobretudo mais privativas. Ele reforçou que o novo mantra do Facebook é a privacidade do usuário.

Apesar das explicações, o líder da rede social não conseguiu fazer entender exatamente aos presentes e analistas como estas mudanças de fato modificarão a experiência de usuários e anunciantes das plataformas. Mas uma coisa já podemos esperar: como aconteceu no passado, para marcas e iniciativas comerciais, vai ficar mais caro alcançar os mesmos potenciais consumidores.

Como mudanças nas redes afetam seu marketing

Uma pesquisa realizada pela consultoria de marketing digital AdStage sinalizou um grande crescimento do custo por clique médio (CPC) para anúncios no Facebook desde 2017. O valor necessário para atingir o mesmo resultado saltou 122% em janeiro de 2018, comparado a janeiro de 2017, segundo o estudo. O relatório da AdStage para o 1º trimestre de 2019 indica crescimento ainda maior, de 287,6% e 191,1% para CPC e CPM (custo por mil impressões) respectivamente, em relação ao mesmo período de 2018!

A rede social não esconde de ninguém que se transformou numa grande plataforma de publicidade, negociando espaços de anúncios e, mais ainda, os nossos dados pessoais para entregar essa publicidade de maneira hiper-direcionada e cada vez mais personalizada.

Importante ressaltar que essa visão de mercado não é exclusiva de uma única mídia ou rede social. Todas adotam políticas similares. Como resultado, negócios que se estruturam para funcionar em apenas um canal, principalmente em dependência quase exclusiva de uma mídia social, estejam totalmente à mercê dos caprichos dessa rede, muito mais sujeitos à possibilidade de fracasso.

O site da empresa só depende de você

Ao longo dos últimos anos, uma série de mídias sociais surgiram e desapareceram. Por outro lado, desde o nascimento da Web – que propiciou a própria ascensão das mídias sociais – não se avizinha no horizonte qualquer perspectiva do fim do “WWW”. Ao contrário, os sites, suas ferramentas e os mecanismos de localização e indexação de seus conteúdos (notadamente o Google) apenas reforçam sua presença hegemônica na Internet, ano após ano.

Não, não se trata aqui de desmerecer o investimento nesta ou naquela mídia social. Ao contrário, com inteligência e estratégia, alcançar o sucesso em marketing digital obrigatoriamente passa também pelas mídias sociais. É preciso surfar as oportunidades. Mas nenhum negócio pode negligenciar sua principal ferramenta de presença digital: seu próprio site.

Para cumprir sua função, o site de seu negócio ou organização precisa estar atualizado. É importante refletir exatamente o perfil de sua empresa ou instituição, além de oferecer conteúdos e informações relevantes para todos que o visitam. Principalmente para aqueles que procuram exatamente o que você oferece. E, claro, é fundamental disponibilizar pelo menos um canal de contato direto. Mas um canal que funcione, onde o usuário seja respondido ou atendido. O resto é firula. Encher o site de tecnologias e sistemas pode ajudar, mas vai ser apenas custo extra se o básico não estiver funcionando.

Assim, independentemente das intempéries e dos movimentos das marés em matéria de mídias sociais, sua organização terá sempre um porto seguro para onde atrair seus visitantes, continuar prospectando e prosperando no mundo digital.