Os trabalhadores da Gráfica Wintech do Brasil, em Barueri, entraram em greve na tarde desta terça-feira, 6/12, depois que a empresa atrasou o pagamento dos salários de novembro.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica da Comunicação Gráfica e nos Serviços Gráficos de Barueri, Osasco e Região (Sindigráficos), Joaquim de Oliveira (Quinzinho), que apóia e organiza a paralisação, o atraso não é o primeiro. “O pagamento da primeira parcela do 13º. salário também não foi efetuado, piorando ainda mais a situação financeira do trabalhador”, destacou Joaquim.

O sindicato acompanha de perto as mudanças de turno e está em negociação com os patrões para atender as reivindicações dos trabalhadores. A empresa possui cerca de 100 funcionários e está com o setor de produção parado.

Esta é a segunda vez em menos de 30 dias que a empresa Wintech desrespeita os direitos dos trabalhadores e sofre paralisação. O adiantamento quinzenal (vale) já mobilizou os funcionários que cruzaram os braços por duas horas em protesto contra a ameaça de não pagamento, que só saiu na base da pressão.

“Não vamos permitir que o desrespeito aos companheiros gráficos saia impune. O trabalhador deve ser remunerado em dia e a disposição dos companheiros é de só retomar as atividades quando o dinheiro estiver no bolso”, explicou Quinzinho.

A orientação do sindicato é que os trabalhadores permaneçam de braços cruzados até que sejam atendidas as reivindicações. O Sindigraficos também apresentou denúncia relativa à empresa no Ministério do Trabalho onde será realizada a mediação (mesa redonda) entre o Sindigráficos e a Gráfica Wintech do Brasil na próxima segunda-feira, 12, com a finalidade de solucionar o descaso da empresa em relação ao cumprimento das obrigações trabalhistas.

Raquel Duarte/Nova Onda Comunicação