Banner-destaque-2Nesta quarta-feira, 26/8, a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI) de Osasco, em parceria com a Nóbrega Desenvolvimento, realizou na FACFITO o seminário “A construção dos caminhos dos Arranjos Produtivos Locais em Osasco”. O objetivo da ação é dar início às discussões sobre o Arranjo Produtivo Local, além de estimular este sistema em Osasco, essencial para garantir o desenvolvimento econômico da cidade.

Na oportunidade, participaram técnicos e gestores da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão; Secretaria de Indústria e Comércio e Secretaria de Relações Internacionais, além de representantes dos setores empresariais, sindicais, do SEBRAE – Osasco. “A iniciativa faz parte da estratégia de construir um debate sobre a questão dos APL’s na cidade e decorre do empenho do governo local de criar condições e traçar estratégias para um desenvolvimento sustentável”, explicou Mônica Veloso, secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão.

A proposta do APL é apoiar a consolidação das redes de negócios em diversos setores.  A união de grupos da mesma atividade produtiva pode favorecer a região em que estão estabelecidos, além de criar novos empregos, gerar inclusão e aumento de renda. “Osasco tem maturidade para dar passos importantes que resultem em melhores condições para a vida das pessoas. A estratégia de construção dos APLs pode ser uma alternativa muito concreta para melhorar o cenário que o Brasil está vivendo agora”, concluiu a secretária Mônica Veloso.

Para Edgar Nóbrega, os Arranjos Produtivos também são um caminho de fomento às atividades da economia solidária. O evento contou com a participação do sociólogo Marcos Godinho, que apresentou uma pesquisa sobre a realidade da cidade, que vem conquistando cada vez mais recursos para crescer, abordando questões, como: ecossistema de negócios; tendências nacionais e regionais; setores e produtos de exportação que possuem mais vantagem competitiva em relação a outras cidades do país, entre outros tópicos.

No final, Marcos Godinho levantou ainda algumas questões-chaves para os convidados, como: “Quais são as tendências para a capacidade produtiva? Quais áreas vão abrigar estas conexões?”, indagou aos presentes. O secretário-adjunto da Prefeitura, João Marcelo de Souza, também presente no encontro, frisou a importância de investir na imagem de Osasco para trazer mais recursos e exportações para a cidade.

Ao final do evento, Edgar Nóbrega reiterou a importância da agenda apresentada, agradeceu a presença de todos e reforçou a importância deste tipo de seminário, como uma oportunidade que fortalece os diálogos entre os diferentes segmentos sociais. “Este espaço é uma oportunidade para traçarmos pontos de convergência e articularmos estratégias para fortalecer o modelo dos arranjos produtivos no município”, concluiu.