Foto 2Nesta quarta-feira, 11/11, a Rumo Desenvolvimento esteve presente no Seminário Internacional de Economia Solidária, em Osasco.  O evento foi idealizado pela Prefeitura de Osasco, através da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI).

O encontro, que teve como principal objetivo trazer para Osasco diversas experiências Nacionais e internacionais de Economia solidária, contou com a participação do chefe de Gabinete da Secretária Nacional de Economia Solidária, Benedito Anselmo; a secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Mônica Veloso; o técnico do Dieese, Marco Aurélio; o vice-diretor da Unifesp (Osasco), Júlio Zazernon, entre outras personalidades.

Na primeira mesa de debate, a secretária Mônica Veloso falou sobre os avanços  conquistados pela Rede de Economia Solidária (Ecosol), projeto que faz parte do Programa Osasco Solidária, da SDTI, nos espaços de produção e comercialização no município, importância das parcerias e alianças entre as secretarias e elogiou este sistema de produção. “Uma nova economia pautada na igualdade e solidariedade”, afirmou.

O coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Osasco, Luciano Jurcovichi Costa, salientou a importância de consolidar a Economia Solidária como meio de transformação social e ainda falou sobre a necessidade de difundir o conceito na região. “Vamos difundir a ideia de conscientização da necessidade real do consumo. Para isso, precisamos do envolvimento do poder público e agentes sociais. Precisamos ter organização entre os militantes”, comentou.

Na mesa temática “Economia Solidária nas Mercocidades, Desafios e Perspectivas”, o diretor da Agência de Desenvolvimento de Canelones, no Uruguai, Luís Garrido, falou sobre a necessidade de fixar metas e objetivos sustentáveis.

Na discussão sobre “Economia Solidária como APL’s”, o técnico do Dieese, Marco Aurélio, fez a apresentação do projeto do Observatório Nacional de Economia Solidária e do Cooperativismo que tem como ideal incentivar a discussão sobre a importância da atividade solidária, a partir de iniciativas existentes no país.

Ao final do evento, Edgar Nóbrega, economista e diretor da Rumo Desenvolvimento, ressaltou a  importância do desenvolvimento de práticas como a Economia Solidária para o país. Uma Economia Solidária é aquela que as pessoas podem exercer na plenitude a sua liberdade. É neste ambiente que a participação passa a ser cada vez mais uma necessidade dos processos de desenvolvimento”, disse. “É importante fazer esse tipo de seminário para sistematizar, conduzir nossa prática”, completou.