DSCF3862-22Na manhã desta quinta-feira, 16/7, a cidade de Osasco vivenciou um momento marcante na sua história em prol do desenvolvimento e inclusão social. A Prefeitura do município assinou um Termo de Cooperação Técnica com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) para a construção e implementação de uma Agenda do Trabalho Decente.

De acordo com a OIT, o Trabalho Decente pode ser definido como uma ocupação produtiva adequadamente remunerada e exercida em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de superar desigualdades sociais, garantindo uma vida digna a todos.

O ato, realizado na empresa Meritor, localizada no Centro de Osasco, contou com a presença do prefeito de Osasco, Jorge Lapas; da secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Mônica Veloso; do diretor adjunto da OIT-Brasil, Stanley Gacek, de representantes sindicais; do presidente da Câmara de Osasco, Jair Assaf, entre outras autoridades.

“A cidade comemora esta parceria com a OIT para a elaboração desta Agenda que será um instrumento fundamental para o fortalecimento do diálogo social e compromisso com os direitos humanos na nossa cidade. O desenvolvimento do país está na força dos trabalhadores”, ressaltou a secretária Mônica Veloso, durante depoimento no evento.

O diretor da OIT, Stanley Gacek, reconheceu o histórico de lutas e políticas inovadoras de Osasco em defesa do trabalhador e ressaltou a iniciativa como mais um instrumento para o avanço social na cidade. “Agora, a partir desta Agenda, o município vai dar mais um importante passo para a transformação da vida de todos os cidadãos”, complementou. “O município vai sustentar a esperança que outro mundo é possível”, concluiu.

“É um marco para a cidade apresentar esta parceria aqui na Meritor, empresa que completa hoje 59 anos de existência, onde ocorreu uma das mais significativas lutas dos movimentos sindicais do Brasil, em 1968, em busca da redemocratização do país”, pontua Edgar Nóbrega, economista e diretor da Nóbrega Desenvolvimento, que atua em pesquisas e projetos sobre Trabalho Decente, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), na região, que também participou do evento.

Ao final do ato, o prefeito Jorge Lapas agradeceu a presença de todos e destacou a assinatura do termo de cooperação, como um fator primordial para cidade continuar prosperando. “Osasco é símbolo da luta do trabalhador. É um orgulho participar deste momento, que trará resultados positivos para a cidade”, afirmou.