A afirmação acima é da advogada Gonçala Clemente, candidata à presidência da OAB de Carapicuíba e que compõe chapa de oposição na disputa pelo comando da subseção do município no próximo dia 29, quando, também, advogados de todo Brasil elegerão representantes e conselheiros nos 26 estados e Distrito Federal.

Pós-graduada em Direito Administrativo e Constitucional, Gonçala Clemente tem trabalho extenso na prestação de serviços jurisdicionais à população de baixa renda, passagem na Comissão da Mulher Advogada e é, desde 2001, coordenadora do Departamento Jurídico da Associação Paulista dos Técnicos do Poder Judiciário (APATEJ).

Para a candidata, que está à frente da chapa “Unido Somos Mais Fortes”, ao lado dos doutores João da Silva Conceição (vice-presidente), Sinésio Luiz Antonio ( Secretário Geral), Paulo Roberto Quissi (Secretário Adjunto) e José Daldete Sindeaux de Lima (Tesoureiro), há muito a ser feito. Gonçala, que sublinha seu papel como oposição, tem como base de sua campanha a unidade de profissionais no órgão em Carapicuíba, que, em sua avaliação, é um dos entraves para demais conquistas. “Só com a unidade conseguiremos mudar o tratamento ofertado aos advogados inscritos nesta subseção, por exemplo – situação que pode ser observada no contraste ao atendimento prestado aos procuradores do Estado e da União -, e somar forças para a conquistas das demandas da categoria”, explicou.

Outra bandeira de Gonçala Clemente é a Casa do Advogado de Carapicuíba. Ela conta que os profissionais, ainda hoje, não possuem sede própria, contando, apenas, com um espaço improvisado em área livre no Fórum da cidade. Para finalizar os pilares da proposta da chapa, a advogada explica sobre a necessidade dos especialistas assimilarem a informática, já que todos os processos do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) estão sendo digitalizados, e, ao mesmo passo, criar iniciativas para tal. Outro ponto é a urgência em se conquistar a autonomia financeira na subseção, hoje vinculada à OAB de São Paulo.

“ Apesar do destaque na mídia do Judiciário, pouco se sabe, no geral, sobre sua importância, de qual maneira ele repercuti no cotidiano e quais as funções deste organismo. Nossa agenda, historicamente, é a defesa da democracia brasileira. Quando há uma eleição na OAB, é importante o acompanhamento da sociedade, pois estamos na linha de frente da prestação jurisdicional. E este é um dos principais motivos porque precisamos defender a autonomia das subseções, para que este trabalho não seja dificultado ou tolhido em função de burocracias”, finalizou.

Perfil Gonçala Clemente

A candidata à presidência da subseção da OAB de Carapicuíba, pela chapa “Unidos Somos Mais Fortes”, é formada no Centro Universitário e Fundação Instituto de Ensino para Osasco – UNIFIEO, inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo, sob nº. 131.216, desde março de 1995, pós-graduada em Direito Administrativo e Constitucional e inscrita no Convênio OAB/SP/Defensoria desde 1996. Coordenou o Departamento Jurídico do Sindicato dos Servidores Públicos de Carapicuíba de 2000/2011 e, desde 2001, coordena o Departamento Jurídico da Associação Paulista dos Técnicos do Poder Judiciário – APATEJ desde 2001. Seu escritório de advocacia está instalado em Carapicuíba desde 1996.