FotoNesta quarta-feira, 18/11, foi realizada a primeira Pré-Conferência do Trabalho Decente de Osasco, no Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região (Secor), com o objetivo de debater o tema no comércio da região, eixos estratégicos da OIT e mulheres e jovens no mercado de trabalho.

A iniciativa é da Prefeitura de Osasco, através da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), com apoio da Rumo Desenvolvimento, e faz parte de um ciclo de eventos que tem o objetivo de propor uma discussão sobre a questão do Trabalho Decente entre o poder público, empregadores e trabalhadores da cidade.

“A proposta das Pré-Conferências é construir os passos necessários para a preparação da 1ª Conferência do Trabalho Decente de Osasco, que acontecerá no dia 12 de dezembro, através da discussão dos principais temas que envolvem a questão, tendo em vista a criação de uma Agenda Local do Trabalho Decente”, afirmou o economista e diretor da Rumo, Edgar Nóbrega.

O economista também apresentou pesquisa do Trabalho Decente, realizada neste ano, em Osasco, que mostrou uma percepção geral sobre o tema e seus eixos estratégicos na cidade.

De acordo com os dados, apenas 5% dos entrevistados conhecia o significado do termo Trabalho Decente e mais de 60% das pessoas nunca tinham ouvido falar sobre o assunto, o que se constitui como o grande desafio deste processo. A possibilidade das empresas adotarem o “Selo do Trabalho Decente” teve mais de 90% de aprovação na pesquisa, e também é outro tópico que será discutido nos encontros.

O presidente do Secor, José Pereira Neto Presidente, manifestou seu contentamento com a realização desta primeira Pré-Conferência na cidade. “Para que o tema proposto pela OIT tenha sucesso é necessário que este tipo de iniciativa se multiplique na nossa cidade e para os comerciários esta agenda é extremamente oportuna”, disse.

O diretor do Secor, Edson Bertoldo, lembrou o quanto é importante que a Agenda do Trabalho Decente também discuta as questões da juventude. “Acredito que a juventude não pode continuar sendo considerada apenas como sendo o futuro da nação. O jovem deve assumir o seu papel aqui e agora”, opinou.

Ao final do evento, o professor Edgar Nóbrega reiterou o convite para que todos participem das próximas Pré-Conferências. “Em cada um destes encontros, aprofundaremos de maneira coletiva os temas que fortalecerão os caminhos para a implantação da nossa Agenda do Trabalho Decente”, concluiu.

A próxima Pré-Conferência acontece no dia 24 de novembro, a partir das 19h, no Sindicato dos Bancários, e vai debater o Trabalho Decente no setor de serviços, as normas internacionais e a realidade dos negros no trabalho.