Foto 2-2Nesta terça-feira, 15/12, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), realizou mais uma Pré-Conferência com o objetivo de discutir estratégias para construir uma Agenda do Trabalho Decente no município.

Participaram do encontro, realizado no Centro Público de Economia Solidária, o Secretário Adjunto da SDTI, João Marcelo, o diretor da Rumo Desenvolvimento, empresa parceira da Prefeitura na realização de várias ações sobre o tema na cidade, Edgar Nóbrega, o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e coordenador do Espaço Cidadania, Carlos Aparício Clemente, entre outros representantes sindicais e da Prefeitura.

Durante o evento, o economista Edgar Nóbrega destacou a importância da articulação entre o poder público e agentes sociais para a implantação da Agenda do Trabalho Decente em Osasco. “Se houver compromisso da sociedade, podemos avançar na questão e alcançar bons resultados”, disse.

O diretor do Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região (Secor), Edson Bertoldo, afirmou que estas reuniões ajudam os dirigentes sindicais a fortalecerem suas convicções sobre o tema. “A Pré-Conferência que realizamos lá no Secor é um exemplo do quanto é importante aprofundar este debate para que possamos desenvolver com êxito a agenda proposta”, afirmou.

No encontro, Carlos Clemente falou sobre a pesquisa em andamento sobre a participação da pessoa com deficiência nas empresas da região.“Nossa pesquisa, que será divulgada no próximo ano, tem a missão de coletar informações sobre como as empresas vêm tratando a questão da diversidade. Precisamos acreditar que é possível mudar essa realidade no mercado, que ainda apresenta forte resistência à contratação de PCD. Mais de 90% das instituições não contratam esse público, que pode ser um diferencial no avanço da economia do país”, afirmou ele.

Os presentes ao encontro também acompanharam a apresentação de um vídeo abordando a trajetória de crescimento de Osasco, conhecida como cidade trabalho, e também a entrega da proposta de Manual do Trabalho Decente para a cidade. O Manual foi elaborado com base nas recentes discussões realizadas durante as Pré-Conferências e inclui as diretrizes para o fortalecimento da agenda local no próximo ano, destacando também a proposta da criação da certificação nas empresas, quando haverá a 1ª Conferência do Trabalho Decente de Osasco.

Em relação ao Manual, o técnico do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Marcos Aurélio Farias, disse que a iniciativa é muito oportuna e “o material pode reforçar a construção que o governo e a sociedade têm desenvolvido na cidade”.

No final do evento, o secretário João Marcelo, da SDTI, agradeceu aos presentes e indicou que o ano de 2016 será um tempo de sucesso em relação à Agenda do Trabalho Decente na cidade de Osasco.