Uma reivindicação antiga da Apatej, a obra do novo prédio foi liberada e irá suprir as necessidades dos moradores da cidade

Uma luta antiga da Associação Paulista dos Técnicos Judiciários (Apatej), a construção do novo Fórum de Carapicuíba foi autorizada recentemente, de acordo com edital divulgado pela Prefeitura da cidade, no final de setembro, na Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. A obra foi avaliada em R$ 39.794.556,50.

O tesoureiro da Apatej, Marcos Leite Penteado, recebeu a notícia com a esperança de que os problemas do Fórum, que afetam servidores e usuários do prédio, sejam solucionados rapidamente.

“Como sabemos, o local apresenta sobrecarga do sistema elétrico, pouco espaço para o funcionamento dos cartórios, falta de estacionamento, entre outros inúmeros problemas. Só esperamos que esses entraves burocráticos não se prolonguem por muito tempo, pois os cidadãos carapicuibanos merecem logo uma melhor estrutura para atendê-los”, ressaltou.

Convênio para construção do novo Fórum

Em 16 de setembro, o prefeito Sergio Ribeiro e o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas, assinaram um convênio para dar início à obra do Fórum.

O novo prédio ficará localizado na região central do município, próximo a terminais de ônibus e da estação ferroviária, área de fácil acesso à Rodovia Castelo Branco.

Lutas da Apatej

Em 2012, a Apatej denunciou as condições precárias do Fórum ao Conselho Nacional de Justiça, presidido pela então ministra Eliana Calmon,  destacando a falta de segurança da região onde está instalado e de infraestrutura do prédio, com riscos de desabamento, aos servidores.

Em 2013, a diretoria da entidade reuniu-se ainda com o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, dr. Eduardo Cortez, para discutir os principais problemas dos fóruns de São Paulo, destacando o de Carapicuíba, um dos mais críticos do estado. Na época, o desembargador participou de audiência com os funcionários da Comarca e ouviu muitas reclamações dos servidores.