Edgar Nóbrega

Não é de hoje que as cidades brasileiras enfrentam diversos tipos de problemas que interferem, e muito, no cotidiano dos cidadãos. A lista vai desde a qualidade da educação e da saúde até mobilidade urbana, cultura, esportes, entre outros segmentos.

Não existe truque ou mágica para resolver facilmente todas as demandas sociais. Para que os serviços melhorem e para que a sociedade possa se sentir recompensada pelos tributos que são pagos é essencial trabalhar na construção de uma agenda local de desenvolvimento.

Esta ferramenta é de suma importância para o desenvolvimento da economia regional e, consequentemente, para o planejamento adequado das políticas públicas. A proposta dessa agenda é reunir as questões-chaves que precisam ser analisadas para o alcance do desenvolvimento local sustentável. Depois de obter esse diagnóstico, começa o planejamento de ações estratégicas direcionadas a diversas áreas da sociedade.

A missão final é conseguir encontrar soluções para os problemas detectados e aprimorar aspectos necessários para garantir um cenário melhor do que o atual. Para articular com eficiência as ações voltadas ao desenvolvimento econômico e social é fundamental a cooperação e o diálogo constante entre governos locais e entidades dos diferentes segmentos da sociedade.

Nesse sentido, na região Oeste da Grande São Paulo, foi criado o Fórum de Desenvolvimento Regional com o intuito de ser um espaço democrático de apresentação, discussão e sugestão de políticas públicas promissoras para as oito cidades integrantes do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste da Grande São Paulo) – Osasco, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus e Santana do Parnaíba – representado por seus respectivos prefeitos, incentivando, consequentemente, a construção de uma agenda estratégica de desenvolvimento.

Tenho acompanhado o Fórum desde a sua fundação e o trabalho benemérito de lideranças locais não têm medido esforços para o sucesso de uma agenda regional renovada, o que me deixa muito entusiasmado.

Nesse sentido, o trabalho do Fórum é essencial para conquistarmos cada vez mais avanços e melhorias na vida de todos os cidadãos da região Oeste e tem agora também o novo desafio de criar uma Agência de Desenvolvimento, cuja temática de atuação é fortalecer a parceria com o Consórcio para a elaboração de projetos.

Edgar Nóbrega, economista e diretor da Nóbrega Desenvolvimento