O ano de 2016 foi decisivo para o Sindicato dos Gráficos de Sorocaba e Região. Em janeiro, eu e meus companheiros assumimos a diretoria do Sindicato com a promessa de transformar o STIG em uma entidade ativa, atuante e comprometida com a valorização e o bem-estar do trabalhador de nossa base. E foi para isso que trabalhamos arduamente durante todo o ano.

Nossa diretoria, em 2016, bateu de porta em porta das empresas de nossa base para conversar com trabalhadores, verificar os locais de trabalho e averiguar qualquer irregularidade. Durante este processo, nos deparamos com empresas que desrespeitavam a Convenção Coletiva de Trabalho e não cumpriam com as suas obrigações de acordo com as leis trabalhistas. Sendo assim, nos esforçamos para regularizar a situação e, em alguns casos, tivemos que denunciar tais empresas ao Ministério do Trabalho. Neste sentido, realizamos também uma campanha de conscientização com os trabalhadores sobre a importância da atuação do Sindicato para o avanço da categoria.

Lutamos muito também nas negociações da Campanha Salarial 2016/2017, na qual conquistamos o reajuste salarial de 8,5% para a categoria. Devido ao atual contexto do país, nosso Sindicato priorizou a manutenção do emprego do trabalhador e a garantia da reposição da inflação. Essa não foi uma Campanha Salarial fácil, pois tivemos muita resistência do patrão. No entanto, provamos que sindicatos e trabalhadores unidos têm o poder de conquistar cada vez mais.

Durante o ano, trabalhamos também para aumentar o leque de benefícios e parcerias em diversas áreas, como saúde, lazer e educação. Agora, os trabalhadores associados ao STIG Sorocaba contam com descontos especiais em instituições de qualidade. Para melhor atender aos gráficos, também realizamos uma reforma na subsede de Itu e a inauguramos em julho.

Também realizamos o I Campeonato de Society Unificado do Sindicato dos Gráficos de Sorocaba e Região, que contou com a grande campeã Sociedade Bíblica!

Em 2017, continuaremos com nosso trabalho em defesa dos direitos, do bem-estar e da valorização do trabalhador gráfico. Assim como em 2016, temos a ciência que não será um ano fácil, mas continuaremos firmes e unidos na luta por nossa categoria! 

João Ferreira, presidente do Sindicato dos Gráficos de Sorocaba e Região