Por Isac Reis, deputado estadual

É fato que o desenvolvimento passa pela Educação, em qualquer contexto geopolítico. Mas Carapicuíba está se superando na busca pela concretização desta máxima

O que alguns enxergavam como um sonho impossível, nós víamos como meta de curto prazo. Assim, com determinação e confiança e, mais importante, afinando a sintonia entre o Executivo e o Legislativo carapicuibanos, gradativamente a realidade da nossa cidade está se transformando. Uma dessas mudanças é o brilhante desenvolvimento do município na área da Educação, cujos números tem se superado constantemente.

É uma verdade universalmente aceita o fato de que o investimento na Educação é uma das premissas para impulsionar o desenvolvimento econômico e social de uma cidade, região ou Nação. Afinal, a escola é um dos principais responsáveis pela formação do indivíduo, com o objetivo de contribuir para uma formação intelectual de qualidade, com senso moral e riqueza de caráter. É através da escola que o aluno tem a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos e desenvolver suas habilidades sociais, que contribuirão para a inserção no mercado de trabalho. Com mais e melhores escolas, surgem mais oportunidades.

Quando este investimento também se faz presente já nos primeiros anos de nossas crianças, nas creches e no Ensino Fundamental, o benefício social se multiplica. Desde o início da gestão Sergio Ribeiro, chegamos a 2904 vagas em creches, quase três vezes o número inicial. A meta é atingir 3500 vagas até julho de 2010. Mais mamães e papais podem sair tranquilos para o trabalho, com a certeza de que seus filhos estão bem cuidados. Uma certeza que não se justifica apenas pelo maior número de vagas: neste ano, nosso município fez uma verdadeira revolução na merenda, acabando com a terceirização e valorizando a experiência das merendeiras. O resultado é que a nossa merenda ganhou muito mais qualidade, com mais nutrientes, variedade e maior quantidade, ao mesmo tempo em que gerou uma economia para os cofres públicos de R$ 6 milhões ao ano.

Também em 2010, Carapicuíba distribuiu, pela primeira vez, kits com materiais escolares para todos os alunos da rede e já anunciou a compra, para distribuição no próximo ano, de uniformes gratuitos, incluindo tênis.

Com a menor renda per-capita dentre todas as cidades do Estado de São Paulo, conseguir tais avanços na nossa cidade implica em aliar competência e criatividade. E essa é outra importante marca da atual gestão: muitas das novas conquistas, sobretudo na área da Educação, são frutos de parcerias com empresas do setor privado. Um dos mais recentes exemplos é a reforma da  EMEI da Vila Olivina, com inauguração prevista para o dia 27 de junho. A obra ficou paralisada por 19 anos e só foi retomada graças a um convênio assinado entre a Prefeitura e a empresa Alphaville Urbanismo.

Estes esforços conjuntos contribuem para o crescimento e transformação de Carapicuíba numa cidade cada vez melhor. Mas mais do que promover o desenvolvimento imediato e necessário, ao priorizar a Educação e, sobretudo, o Ensino Fundamental, nosso município dá um recado claro de que está trabalhando o presente com olhos no futuro.

*O autor, Isac Reis, é Presidente da Câmara de Carapicuiba