Nesta quarta-feira, dia 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher, uma data marcada por uma trajetória de intensas lutas, que nos faz refletir sobre as conquistas da mulher brasileira que sempre demonstrou muita força e coragem para ir em busca de seus direitos.

Neste ano, aproveitamos para comemorar os 85 anos da conquista do voto feminino no Brasil, instituído em 1932, após grandes campanhas realizadas em todo país. Durante dois anos, apenas as mulheres casadas e as viúvas responsáveis pela renda da família podiam votar e, a partir de 1964, o voto feminino tornou-se oficialmente obrigatório no Brasil.

Em 2010, as mulheres brasileiras também se viram representadas nacionalmente por outra mulher, a presidente eleita Dilma Rousseff, uma demonstração de mulher de força, que passou por momentos extremamente difíceis durante o regime militar no Brasil. Infelizmente, no ano passado, Rousseff sofreu um golpe e foi retirada do poder. Mas, para o Brasil e para as mulheres, deixou seu grande legado e a força de sua representatividade.

Muito já foi conquistado, no entanto, o caminho ainda é longo. Diferença salarial, assédio sexual, desrespeito, violência doméstica e o machismo como um todo ainda são batalhas a serem vencidas.

Mesmo diante de muitos desafios, a mulher brasileira, através de muita luta, tem conquistado seu espaço e vencido, diariamente, o preconceito.

O STIG Sorocaba apoia as lutas das mulheres que não se deixam vencer pelas afrontas que surgem ao longo do caminho. Estaremos sempre lutando com vocês!

Parabéns, mulheres!

João Ferreira, presidente do Sindicato dos Gráficos de Sorocaba e Região