Na manhã desta quinta-feira, 20/10, a Prefeitura de Barueri e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) entregaram a reforma do prédio Desembargador Breno Caramuru Teixeira, que antes abrigava o Fórum da Comarca de Barueri.
A Apatej, por meio de seu presidente, Ednaldo Batista, esteve presente à cerimônia que contou também com as presenças do prefeito de Barueri, Rubens Furlan; do presidente do TJ-SP, Ricardo Mair Anafe; e do juiz diretor do fórum da Comarca de Barueri e titular da 1ª Vara Cível, Bruno Paes Straforini.

O prédio foi totalmente reformado e a revitalização incluiu adequação de espaços, trocas de janelas e melhorias em acessibilidade visando maior conforto para jurisdicionados e operadores do Direito.

Com as adaptações o espaço irá abrigar, entre outros, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc); dois cartórios eleitorais do município; uma unidade da Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA); e uma unidade do Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi).

Durante seu discurso o presidente do Tribunal elogiou o trabalho e o ambiente que vislumbrou na Comarca. Segundo ele, “é gratificante ver as pessoas contentes por ali estarem, contentes por prestarem esse excelente serviço”.

Ele aproveitou para falar também sobre os precatórios, que entre depósitos e levantamento está hoje em quatro meses. “Estamos diminuindo muito o prazo. Estou falando em termos de Upefaz, que é a maior concentração de precatórios do Brasil, e da própria Depre”, destacou.

Anafe lembrou ainda da nomeação de 1.578 servidores que não atingiu a 1ª e a 4ª RAJs, mas que a ideia é que haja igual nomeação para essas regiões administrativas no próximo ano.

Para Ednaldo Batista, a reforma do espaço chega em boa hora visto que trará mais conforto e dignidade aos servidores, e com isso um atendimento mais digno aos jurisdicionados.

“Podemos dizer que somos muito privilegiados por contar com uma estrutura desse porte. A Apatej tem trabalhado para que todas as comarcas do Estado tenham esse mesmo padrão”, avaliou.

Participaram também da cerimônia o presidente da Câmara de vereadores de Barueri, Toninho Furlan; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Artur César Beretta da Silveira; o coordenador da 4ª Circunscrição Judiciária – Osasco, desembargador Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa; entre outras autoridades.