Nos dias 7,8 e 9 de junho, o Sindicato dos Trabalhadores da indústria gráfica, da comunicação gráfica e nos serviços gráficos de Barueri, Osasco e Região (Sindigráficos) participou da Conferência “Seguir o caminho: organização e Força” organizado pela UNI Gráficos & Global Packaging realizado em Paris, França. O encontro discutiu estratégias para organizar e viabilizar uma resistência comum para os desafios do setor gráfico.
Na conferência organizada pela União Mundial para as habilidades e serviços (UNI), a qual representa 900 sindicatos e 20 milhões de trabalhadores no mundo foi destacada a importância da evolução e do fortalecimento dos sindicatos gráficos na busca de resultados positivos a todos os trabalhadores. No evento também foram debatidas as dificuldades enfrentadas pelo setor com as mudanças nas indústrias gráficas que precarizam as condições de trabalho, e a importância da reação sindical.

Segundo o vice-presidente do Sindigráficos, Álvaro Ferreira da Costa presente ao evento, a Conferência possibilitou uma troca de experiências entre os sindicatos gráficos. “Nós do Brasil, levamos a campanha pelas 40 horas semanais, trabalho decente e qualidade de vida para o trabalhador. Este foi um momento fundamental para expormos nossas bandeiras de luta, pois tivemos a possibilidade de discutir temas globais de interesse do trabalhador gráfico” – destacou Álvaro.

No evento foi destacada a necessidade de organizar uma nova força de trabalho para garantir empregos com qualidade e dignidade e oferecer condições ao trabalhador para enfrentar os desafios da globalização.

De acordo com o vice-presidente do Sindigráficos, a Conferência foi muito positiva. “Este encontro foi de suma importância para compreendermos as tendências da luta sindical mundial e nos prepararmos para os novos desafios que se desacortinam para a categoria. Saimos desta conferência com um rumo novo a seguir na luta pelos direitos do trabalhador gráfico”, ressaltou Álvaro Ferreira.

Raquel Duarte/Nova Onda Comunicação