Os comerciários de Osasco e Região entregam nesta quinta-feira, 28, a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2011/2012. Após uma passeata que sairá de sede da entidade, a categoria reúne-se com o setor patronal para a apresentação das reivindicações, colocadas em votação e aprovadas na Assembleia realizada no dia 15/7.

A campanha salarial dos comerciários deste ano adota o slogan “Na raça, o Movimento é Geral”, numa alusão à universalidade da luta e referência ao Ano Internacional dos Afrodescendentes em 2011, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Entre as reivindicações constam: o reajuste de 11% sobre salários da categoria, 12% de reajuste sobre o piso salarial, renovação e ampliação de direitos e benefícios. O sindicato também resgata bandeiras de lutas que integraram a pauta em anos anteriores e não foram acatadas como: redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salários, fornecimento obrigatório de cesta-básica, vale-refeição, auxílio creche, licença maternidade de 6 meses, fim das demissões imotivadas, combate ao assedio moral, entre outras.

Uma das novidades da pauta deste ano é a inclusão do Programa Especial de Novidades e Sugestões nas Empresas (PENSE). “Este programa é um incentivo a participação do trabalhador, que poderá contribuir propondo ideias que resultem em ganhos para a empresa. As sugestões aprovadas deverão ser devidamente remuneradas”, destaca o presidente do Secor, José Pereira Neto.

De acordo com Neto, o programa objetiva valorizar o trabalhador que oferecer contribuições nos processos e nas qualidade do ambiente de trabalho, visando ganhos de produtividade, economias materiais e de mão de obra além de melhorias nas relações interpessoais. “Com o incentivo certo, empresas e trabalhadores ganham, resultando em benefícios para todos”, sublinhou.

Raquel Duarte/Nova Onda Comunicação

Categorias: SECOR