No sábado, 16, o deputado estadual Marcos Martins participou de reunião organizada pela macroregião do PT, no Sindicato dos Bancários, que contou, também, com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Durante a atividade partidária, foi realizada uma análise de conjuntura dos primeiros dias de mandato do governador Geraldo Alckmin (PSDB), além de um debate entre os membros do Partido dos Trabalhadores para avaliar a organização da sigla para as eleições municipais de 2012.

Padilha lembrou da importância de se manter a unidade do partido, principalmente para que as instâncias dos Executivos, alinhadas, possam trabalhar em favor tanto do Governo Federal quanto para a manutenção dos governos municipais da região. Opinião compartilhada, também, pelo deputado estadual Marcos Martins, que tem visto na criação da secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, pelo governo do Estado, uma manobra política. “ A bancada do PT está realizando uma avaliação criteriosa sobre a criação da secretaria, já que a iniciativa, nova em 16 anos de tucanato, foi articulada justo no momento anterior às eleições de 2012 , e quando a região Metropolitana Oeste agrega maior número de municípios com governos petistas”, explicou.

A gestão da região Metropolitana, um dos principais temas tratados no cenário político paulista e foco do encontro, tem recebido defesa constante do PT. Os deputados do partido avaliam que o trabalho em parceria entre os municípios para as soluções de médio e longo prazo dos problemas ‘intermunicipais’ experienciados, como o saneamento básico, o lixo, o transporte e as enchentes, entre outros, é fundamental. “Estas questões, por serem comuns a todos, ultrapassam as fronteiras municipais e é de extrema importância que as cidades trabalhem em conjunto e ao lado do Estado comprometido. Mas o que nos deixa surpresos é a demora do PSDB para tomar esta atitude, já que são temas que há muito sinalizamos a necessidade de se estabeler tanto uma interlocução entre as cidades quanto um intercâmbio de projetos. Por isso me pergunto: que motivos estão por trás deste novo direcionamento?”, indagou Marcos Martins.

Também participaram do evento o deputado federal João Paulo; o prefeito de Osasco, Emidio de Souza; o prefeito de Francisco Morato, Zezinho Bressane; o prefeito de Carapicuíba, Sergio Ribeiro; a vice-prefeita de Taboão da Serra, Márcia Regina; a prefeita de Itapevi, Ruth Banholzer; o presidente da Câmara Municipal de Osasco, Aluisio Pinheiro, o presidente do PT Estadual, Edinho Silva, e os vereadores petistas da região.

Agenda

Após o encontro, o ministro Alexandre Padilha conheceu o programa ‘Osasco Saudável’ e o de Equoterapia, na companhia do prefeito Emidio e do secretário de Saúde Gelso de Lima e participou de almoço com autoridades da região. À tarde, inspecionou as obras da UPA do Parque Santa Tereza, em Carapicuíba, ao lado do prefeito Sergio Ribeiro e da secretária municipal de Saúde Simone Marques.

Vivian Avellar/Nova Onda Comunicação