SECOR realiza Encontro de Saúde do Trabalhador em outubro

No dia 26/10, o Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região (SECOR) realizará o Encontro de Saúde do Trabalhador (ESAT) 2017, das 15h às 18h, na sede do Sindicato, em Osasco.

O encontro, realizado anualmente pelo SECOR, é destinado para trabalhadores, cipeiros e especialistas da área da saúde. “Vamos abordar temas ligados à saúde e ao bem-estar do trabalhador. Nas palestras, vamos falar sobre segurança no trabalho, acidentes e doenças ocupacionais e a importância da conscientização e prevenção no ambiente profissional”, afirmou o presidente do SECOR, José Pereira da Silva Neto.

Neste ano, a mesa será composta por Dr. Felipe Vasconcellos, falando sobre o impacto da Reforma Trabalhista na saúde e segurança do trabalhador; a psicóloga Ivanir Maciel, em palestra sobre a saúde psíquica do trabalhador em qualquer tempo; e o Dr. Willian Kennedy, médico do trabalho, falando sobre ações colaborativas e em rede à sustentabilidade da saúde do trabalhador.

De acordo com dados oficiais, no Brasil, ocorrem 700 mil acidentes de trabalho por ano. Além de muitas mortes, trabalhadores são mutilados e ficam incapacitados provisória ou permanentemente para o trabalho. A Previdência Social gasta cerca de 5% do PIB brasileiro devido esses acidentes, além de gastos com horas perdidas de trabalho, indenizações por danos moral, material e estético, entre outros gastos.